quinta-feira, 22 de março de 2012

Corujinha-do-mato:

Características: 
A corujinha-do-mato(Megascops choliba) é uma espécie pequena, atinge de 20-24cm de comprimento e peso é em torno de 96-160g. O seu piar é bem acelerado. Destaca-se duas orelhas nos lados da cabeça. Seus olhos são amarelados, que ficam destacados em sua cor cinza. Possui um peito cinza com listras verticais bem finas. Essa espécie jovem não possui suas orelhas "ainda" e seus riscos escurecidos na plumagem. Seu voo não causa muitas turbulências, com isso aproxima-se da presa em silencio, que antes foi localizada através de sua visão ou sua audição apurada.
Alimentação:
Alimenta-se de insetos grandes como mariposas e gafanhotos, e com menos frequência se alimenta de pequenos vertebrados como as rãs e camundongos. Normalmente observa tudo isso próximo de postes de iluminação, onde elas se concentram para achar a presa, por isso amo elas são inteligentes, e também usam o poste de luz por que lá fica cheio de insetos e vocês não acham que ela não iria perder isso não é mesmo. Veja o vídeo a baixo, e veja como ela caça:

Reprodução:
Faz seus ninhos em buracos, ninhos de pica-pau abandonados e ocos de árvores. A fêmea põe de 3 a 7 ovos e sua incubação é durante 26 dias, que é feita pela fêmea e o macho alimenta a fêmea e logo toda a família.  
Distribuição geográfica:
 

Encontrada no leste dos Andes, Argentina, Colômbia, Costa rica, Leste do Equador, Peru, Bolívia, Suriname, Venezuela, Guiana francesa, Uruguai, Paraguai e em todo o Brasil. 
Hábitos:
A corujinha-do-mato é uma ave noturna, normalmente empoleirada em árvores. Bem comum em cidades, fazenda e parques urbanos. Se esconde durante o dia em cupinzeiros e ocos de árvores.
 
Corujinha-do-mato-Foto tirada por: Willian Menq


Corujinha-do-mato-Campos do Jordão- Foto tirada por: Beatriz Maria Pique
 López Salinas

Vejam o vídeo á baixo que mostra o som dela:





Coruja-suindara:


 Características: 
A coruja suindara ou coruja da igreja ( Tyto alba) tem cerca de 36cm de comprimento, com a envergadura das asas cerca de 75 á 1,10cm. As fêmeas são mais pesadas que o macho, pesando em média de 570g e os machos 470g. É comum no Brasil, conhecida por fazer seus ninhos em torres de igrejas, por isso recebe esse nome "coruja da igreja". Assim como as outras demais corujas, ela possui uma visão e uma audição apurada, e um voo silencioso, devido as penas suaves e macias e não rígidas como dos gaviões, e assim um voo silencioso com pouca turbulência. Suas asas são totalmente brancas em baixo, e a noite chamam muito a atenção. E também conhecida como rasga-mortalha , por ter um som parecido com um tecido sendo rasgado, veja ai o seu som logo a baixo:
 
Alimentação:
São especializadas e adaptadas a captura de pequenos roedores em áreas abertas e baixas condições de luz. Ela procura seu alimento em vegetação rasteira, e quando vê sua presa vai em sua direção e a pega. Ela é uma grande caçadora de ratos. E como todas as outras espécies de corujas, ela ingere seu alimento inteiro, ou seja, o come inteiro tudo de uma vez. Uma coisa é bem interessante nessa coruja, ela não usa muito sua visão, mas sim sua audição, para capturar sua presa. Observe a vegetação rasteira abaixo, provavelmente ela estava caçando, depois vejam o vídeo logo a baixo da imagem e percebam que sua presa o rato nem vê que a coruja se aproxima mesmo estando perto vejam: 

   
Reprodução:
Faz seu ninho em celeiros, abrigos abandonados e torres de igrejas. A fêmea bota em média de 4 á 7 ovos, são incubados aproximadamente em 32 dias. Entre 50 dias os filhotes que agora jovens, já estão aptos á voar. Normalmente não se separam dos pais até 3 meses de vida. Cerca de 10 meses, os mais jovens ja estão aptas á se reproduzirem. Na natureza , normalmente vivem 1 ou 2 anos de vida. Mas teve um caso de uma coruja suindara que ficou considerada a mais velha da espécie selvagem, ela viveu 11 anos e 6 meses, em cativeiro pode viver 25 anos. Observe uma suindara com seu ninho em uma torre de uma igreja:
 

Distribuição geográfica:
É encontrada em todos os continentes, exceto nas regiões mais frias como a Antártida. Ocorre em todo o Brasil.
Hábitos:
Ela procura o alimento perto de margens da estrada e também em áreas agrícolas. Ela é bem ativa á noite. É um problema para todas as corujas quando está chovendo. Pois assim o seu voo não é mais silencioso, e assim espantando suas presas. E se encharcar elas ficam incapazes de voar. Também tem dificuldades quando está muito frio ou um vento forte, pois assim perdem seu calor do corpo e assim precisam de mais alimento.
 

Coruja suindara com sua presa nas garras.



Coruja listrada:

 Coruja-listrada-Campos-do-Jordão.

Características:
A coruja-listrada (Strix hylophila), é uma espécie rara e pouco estudada. Seu porte é médio, medindo cerca de 35 cm de comprimento, pesando de 285 á 340g. Possui listras horizontais, castanhas-escuras, por isso recebe este nome "coruja-listrada". Observe as imagens a baixo, e veja como são suas características, e também observem na segunda imagem as asas abertas dessa espécie. 


Alimentação:
Se alimenta de ratos, insetos, ratazanas e até lagartos e aves pequenas. 
Reprodução:
Seu período de reprodução se inicia entre os meses de Agosto e Outubro. Faz seus ninhos em troncos e ocos de árvores. Seu período de incubação é de 29 dias em média, os filhotes se tornam independentes aos 4 meses de idade. Observe um filhote de coruja listrada logo a baixo:

Rusty-barred Owl (Strix hylophila)
Coruja listrada jovem
Distribuição geográfica:
Paraguai, Nordeste da Argentina, Sul e Sudeste do Brasil.
Hábitos:
Frequenta as bordas das matas interiormente. É mais encontrada no Sul e Sudeste do Brasil. Quase ameaçada de extinção. Ela espécie de coruja é associada ao hábito noturno predominantemente. Veja o vídeo a baixo do som dessa espécie de coruja:




Murucututu:


Características:

O Murucututu (Pulsatrix perspicillata) é uma coruja de porte grande, medindo aproximadamente 48cm de comprimento. As fêmeas as vezes são maiores, assim não apresentam dimorfismo sexual. A fêmea pode pesar cerca de 680-906g e o macho 453-680g. Uma de suas características mais mais marcantes é que ele tem um tipo de um x em sua testa, como se fossem sobrancelhas que se esticam até o lateral do bico. Um murucututu jovem é diferente do adulto. O filhote possui uma penugem branca e amarela contrastando com  o disco fácil preto. Vejam á baixo um filhote de murucututu:
 

Alimentação:
Sua alimentação é variada, desde mamíferos como o gambá e até pequenas lagartas. Come também aves, e as vezes vai á praia para caçar caranguejos. Normalmente caçam no crepúsculo. E até houve um relato de que um murucututu atacou uma preguiça comum. E foi encontrada morta(a preguiça).
Reprodução: 
Faz ninhos em ocos de árvores onde apenas põe dois ovos. A fêmea tem o costume de chocar quando bota seu primeiro ovo, resultando um tamanho diferente dos filhotes quando nascerem. A fêmea choca durante em média 5 semanas, os jovens deixam o ninho 5 ou 6 semanas, mas ficam com seus pais até um ano, mesmo com suas penas formadas. Muitas vezes apenas um filhote sobrevive.
 

Distribuição geográfica:
Ocorre do México á Bolívia, Paraguai e Argentina, e grande ocorrência no Brasil, sobretudo na Amazônia.
Hábitos: 
Habita plantações, florestas savanas e áreas abertas. Durante o dia, dorme pousada em galhadas grandes dentro da mata. Descansa nas alturas das árvores entre 2m e o topo da copa. Gosta de sítios próximos á corpos d'água, pois tem o hábito de se banharem na chuva. Se seu esconderijo é descoberto diurno, irrita muitas aves, que emitem seus gritos de advertência e revelam o esconderijo da coruja inclusive o homem. Desse jeito a coruja, nesse caso o murucututu, procura outro esconderijo.Observem o vídeo á baixo, e vejam que o murucututu estava descansando no topo de uma árvore, veja:

Murucututu-Foto de: Douglas Fernandes

 

Ouça o som do Murucututu:





Coruja-orelhuda:


Características:
É uma coruja de porte médio, medindo cerca de 30 a 38cm de comprimento. Pesa em torno de 320 a 546 gramas. Esta espécie de coruja(coruja-orelhuda) possui um disco facial bem destacado, que possui o papel de um refletor sonoro, muito importante, amplia o volume do som facilitando localizar sua presa. Conhecida, também, como mocho-orelhudo ou coruja-gato, por ter um piado parecido com a de um gato.
Alimentação:
Alimenta-se de grandes insetos, aves, pequenos mamíferos como os roedores, morcegos, etc. É uma grande caçadora, é capaz de caçar animais tão grandes quanto ela. E aproveita a luminosidade da lua para que seja mais fácil predar seu alimento.
Reprodução:
Fazem seu ninhos no capim, no solo e em ocos de árvores. Põe de 2 á 4 ovos, postos em intervalos de poucos dias. A fêmea fica no ninho chocando por aproximadamente 33 dias. Nesse período ela é alimentada pelo macho. Normalmente apenas um sobrevive, mas já foram vistos dois também. Os filhotes nascem com uma penugem clara. Os filhotes tornam-se aptos ao voo após 37 a 46 dias, e com 130 a 140 dias são expulsos do ninho pelo seus pais. Em situações de perigo, a coruja infla o corpo e estala o pico, para que o predador se intimide, ou seja, fique com medo.

Distribuição geográfica:
Ocorre da Venezuela a Bolívia, Argentina, Uruguai, Paraguai e em todo o território brasileiro
Hábitos:
É comum e tolerante em ambientes antrópicos, naturalmente ocorre em paisagens abertas, cerrados, caatingas e até em centros urbanos(cidades). Durante o dia, fica camuflada nas árvores. Além de tentar conquistar a fêmea pelo território, o macho pode até oferecer uma presa, como um inseto ou um roedor, como se fosse um presente de núpcias.


Olhem sua vocalização a baixo:
   
Murucututu de barriga amarela:

Características:
O murucututu-de-barriga-amarela ( Pulsatrix koeniswaldiana), possui 44 cm de comprimento. Ele possui um disco facial de cor castanho, e sobrancelhas brancas ao redor do bico. E tem uma espécie de colar branco no pescoço e um ventre com cor clara. É também conhecido como corujão-matadeiro. Ele é muito parecido com o murucututu, mas as diferenças estão na vocalização e no seu colar mais largo, e apresenta olhos escuros, enquanto o murucututu, tem olhos de amarelo.
Alimentação: 
Ele caça durante a noite, e procura aves, insetos grandes, e principalmente os roedores e os mamíferos com tamanho médio.
Reprodução:
Ele fica em ocos de árvores para fazerem seus ninhos. O macho tem a função de caçar para a fêmea e para os filhotes. Como as outras corujas, ele não tem dimorfismo sexual. Se reproduzem  no início da primavera e do verão, é quando as temperaturas são mais baixas, e o alimente em abundancia. Observe um filhote de murucututu-de-barriga-amarela no oco de uma árvore:
 
Distribuição geográfica:
É mais encontrada normalmente na mata atlântica, fica na região Sul e Sudeste do Brasil (do Sul da Bahia até o Paraná, Santa Catarina) e algumas áreas da Argentina e Paraguai.
Hábitos: 
Habita floresta, o interior de matas úmidas primárias, secundárias e bordas. Ela já apareceu no centro urbano na cidade de Ipanema, Minas Gerais, estava pousada em um poste de luz, não parecia incomodada com a presença humana. Muitos acreditam que eles aparecem em centros urbanos por causa de insetos atraídos pelas luzes artificiais. 
   

Vocalização do murucututu de barriga amarela:



Coruja-Gavião:
Características:
Possui um disco facial meio esbranquiçado, com sobrancelhas brancas. Os olhos tem uma cor amarelo pálido, quando jovens, é um amarelo dourado. Na nuca, possui olhos indistintos que são falsos. Nas asas e nas costas são cinza escuros e com alguns pontos esbranquiçados. As asas são cinzas escuros amarronzados com linhas e pontos brancos. A cauda é longa com várias listras esbranquiçadas. As penas das pernas são franjadas. Ela mede cerca de 42cm de comprimento, o macho pesa cerca de 273-326g e as fêmeas 306-392g 
Alimentação:
Come pequenos mamíferos como ratos e ratazanas, pássaros, sapos e as vezes peixes. Normalmente o peso da sua presa é inferior a 70g.
Reprodução:
O macho que escolhe alguns lugares para fazer ninhos, e a fêmea escolhe apenas um deles. Fazem ninhos e ocos de árvores, nos topos dos troncos, ninhos de pica pau abandonados. O acasalamento acontece em maio. A fêmea bota geralmente entre 5 a 13 ovos, são colocados em intervalos de 1 ou 2 dias. Encuba cerca de 25 a 30 dias. Em todo esse tempo é o macho que alimenta a fêmea. Podem voar bem já com 5 ou 6 semanas. Os filhotes se tornam independentes dos pais no final do mês de agosto. Observe o filhote jovem de coruja-gavião:
    Northern Hawk Owl juvenile w-vole Superior Natl Forest Lake Co MN IMG_0021469
Distribuição geográfica:
Ocorre na Eurásia da Noruega, Suécia, Finlândia, Sibéria, Leste Kamchatka, Norte da China, América do Norte e Alasca.
File:Surnia ulula dis.png
Hábitos:
É uma coruja de grande parte diurna. Seu voo é direto e rápido. Muitas vezes ele fica empoleirado em lugares expostos como copas de árvores ou até postes. É visto mais individual ou em casal, mas é mais solitário.


A vocalização da coruja-gavião, começa baixinho, e o som sobe ligeiramente. Veja o som da coruja-gavião a baixo, mas ele canta a partir dos 53 segundos do vídeo e não canta mais, não consegui achar outro:





MOCHO-DIABO:

Características:
O mocho diabo mede cerca de 38 a 46 cm, pesando entre 632 e 675 g, sendo que as fêmeas são mais pesadas. Ele tem um dorso preto, mosqueado e barrado de branco ardósia, face escura e um bico preto. Grande parte do seu corpo é discreta, sendo que tem dois tufos que parecem orelhas em cima da cabeça, permitindo ajudar a identificá-lo. Recebe esse nome de "Mocho-diabo" por ter uma coloração escura e por ter uma cor vermelha brilhante nos olhos ao refletir a luz, e assim , lembrando uma figura de um "demônio".


Alimentação:
Ele se alimenta de aves, pequenos mamíferos, incluindo os morcegos. Também incluindo outros pequenos vertebrados e insetos. Sua estratégia de caça é ficar andando de poleiro em poleiro, e fica procurando sons emitidos por suas presas.
Reprodução:
Nessa época de reprodução, é comum os machos e as fêmeas vocalizar próximos ao ninho. Acontece na primavera. Pode nidificar em cavidades de árvores e sobre o próprio solo.


Distribuição geográfica:
Existe do noroeste do México, América Central até o nordeste da Argentina. No Brasil, ocorre nos estados do Amazonas, Bahia, Espirito Santo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Goiás, Paraná, Pará, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Roraima, Rondônia, Distrito Federal e São Paulo.
Hábitos:
Vive principalmente em florestas de lugares montanhosos de 700 a 3.000m de altitude. Habita todas as vegetações florestais e até áreas suburbanas de grandes cidades, como a região metropolitana de Curitiba. Quando estão alarmados, eles ficam de postura ereta e com as orelhas eretas, e quando estão de posição relaxada, as orelhas ficam abaixadas e não são visíveis.

Ouça o som do Mocho-diabo:




Coruja-Madeira-Marrom:

Características:
A coruja-Madeira-Marrom tem porte médio e meio que grande, medindo cerca de  34-55 centímetros, e pode pesar cerca de 500-700g. Não possui orelhas (tufos). Possui olhos castanhos bem escuros, são quase negros, suas penas são castanhas amarronzadas, barrado com marrom escuro e um pouco de branco. A parte da cabeça é marrom escuro, ela possui um disco facial esbranquiçado, e tem anéis escuros em volta dos olhos. O peito é marrom, tornando-se mais pálido para barriga com escuro bem restrição. Uma das características dela que chama muito a atenção são as cores da face, contendo uma cor alaranjada.
Alimentação:
Alimenta-se de insetos, pequenas aves, peixes e répteis. Sua dieta consiste principalmente de pequenos mamíferos, incluindo morcegos, musaranhos.

Reprodução:
Se reproduzem de janeiro a abril. Fazem seus ninhos em cavidades de árvores. A fêmea põe de 1-2 ovos, que são incubados por 30 dias. Pouco mais se sabe. Observe a imagen a baixo de filhotes de coruja-madeira-marrom:



Distribuição geográfica:
É encontrada na Europa, África e Ásia.
Hábitos:
Vive em florestas tropicais. É uma ave residente incomum de florestas densas. Esta espécie é muito noturna, mas muitas vezes ela pode ser localizada pelas aves de pequeno porte em uma árvore. Ela possui muitos aspectos similares á coruja-barrada.
































                                                                         





























5 comentários:

  1. Muito obrigada!amo muito corujas me dedico á elas!=) q tods tenham uma boa pesquisa.

    ResponderExcluir
  2. Se tiverem perguntas, perguntem a mim, que responderei com a maior vontade!!

    ResponderExcluir
  3. GENTE PARA AQUELES QUE GOSTAM DO FACE, CRIEI UMA COMUNIDADE ENTREM SE QUISEREM http://www.facebook.com/pages/CorujasOFFICIAL/331931123540914

    ResponderExcluir